Home / Importante / Como funciona a assistência medico hospitalar nas forças armadas

Como funciona a assistência medico hospitalar nas forças armadas

Para entender como ocorre a regulamentação e como funciona a assistência medico hospitalar nas Forças Armadas, é importante compreender que a mesma ocorre através de regulamentações que são anteriores a Constituição Federal de 88.

Assim, para melhor compreendermos essa questão, devemos considerar que, o direito a saúde para um integrante das forças armadas e seus familiares é determinado por diversas regulamentações distintas e que necessitam ser melhor compreendidas.

Ainda assim é importante ressaltarmos que o direito a saúde é pertencente a todos, e apesar de estar presente na constituição de 88, também abrange profissionais da Forças Armadas.

Entenda como funciona a assistência médico hospitalar nas forças armadas

A assistência médica e hospitalar recebida pelos militares das Forças Armadas é prestada pela Organização de saúde dos comandos militares, pelo Hospital das forças armadas, pela Assistência social dos Comandos Militares e por Organizações do meio civil.

Assim, toda a assistência medico hospitalar nas Forças Armadas destinada aos militares e a seus dependentes é fornecida pelas Organizações de Saúde Militares, onde diversos profissionais prestam seus serviços.

Sobre o pagamentos dos custos da assistência medica hospitalar prestada

Cada grupo das Forças Aramadas tem os seus fundos de saúde, que são mantidos por contribuição de todos os militares, ativos ou inativos.

Existem diversas ações referentes a saúde e que são desenvolvidas pela assistência médico hospitalar e destinadas ao militares.

Assim, são desenvolvidas com os militares através da prestação da assistência medico hospitalar, ações de prevenção de doenças através da oferta de serviços de diversos profissionais.

Todos esses serviços de saúde oferecidos como assistência medico hospitalar nas Forças Armadas são custeados através de recursos financeiros que provem de dotações orçamentárias, alem de outras formas para bancar o custeio da assistência médico hospitalar prestada.

Os maiores contribuintes para que sejam mantidos esses serviços são militares que contribuem com uma porcentagem de seus salários.

Existem ainda serviços diferenciados oferecidos pelo sistema de saúde da Aeronáutica e o sistema de saúde marinha. Ambos fazem parte da rede de saúde dos militares.

Como ficam os dependentes

Para os serviços de atendimento médico hospitalar das forças armadas, o conceito de quem pode ser uma pessoa dependente ainda encontra controvérsias.

Mas, em suma, são considerados dependentes pessoas como esposas, filhos menores de vinte e um anos, filhos considerados inválidos ou interditos, filha solteira menor de vinte e quatro anos, filho estudante menor de vinte e quatro anos, filhos adotivos dentro das mesmas regras, e ate mesmo enteados. 73

São consideradas ainda como dependentes, as viúvas de militares falecidos e ex esposas com pensão alimentícia estabelecida pelo juíz.

Existem ainda outros critérios mais específicos e que pode fazer com que outras pessoas sejam consideradas ainda como dependentes e possam usufruir dos serviços médico hospitalares das forças armadas.

Nesse artigo tentamos apresentar de maneira breve e resumida um pouco sobre como funciona o atendimento médico hospitalar nas forças armadas

Como ja percebemos, compreender as leis que regulamentam a prestação desses serviços pode não ser fácil.

porem é fato que o direito a saúde também se estende aos militares, e visto seu trabalho, os mesmos possuem fundos de saúde especializados e independentes.

Apresentamos ainda sobre quem pode ser considerado um dependente do militar e as regras básicas para isso.

Agora, se você deseja conhecer a fundo esse assunto, indicamos que você realize ainda mais pesquisas e entre em contato com todo o material disponibilizado sobre.

Procurar auxilio com profissionais especializados como advogados também é uma ótima dica.

Agora que você já conhece o básico sobre como funciona a assistência médico hospitalar nas forças armadas, esclarecer possíveis dúvidas se tornou ainda mais fácil.

Quer saber mais sobre como funciona a assistência médico hospitalar nas forças armadas, acesse o blog STIVE MIKE e saiba mais!

Sobre StiveMike

Veja também

Conheça os principais acessórios táticos para você

Querendo ajudá-lo a desenvolver e adaptar o seu kit tático ou uniforme de dever para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super